Bolsonaro posta vídeo e fala em deslocamento para Brasília e 'possível intervenção cirúrgica'
12/04/2025
(Foto: Reprodução) Ex-presidente está internado em um hospital de Natal (RN) após passar mal em evento do PL nesta sexta-feira (11). Previsão é de que ele seja transferido a Brasília neste sábado. Bolsonaro fala em deslocamento para Brasília e 'possível intervenção cirúrgica'
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou neste sábado (12) um vídeo na rede social X em que, deitado em um leito hospitalar, fala em deslocamento para Brasília para dar continuidade a tratamentos médicos e, também, em uma "possível intervenção cirúrgica".
Horas depois, em outra publicação na rede social, Bolsonaro disse ter sentido 'dores intensas' no abdômen e afirmou que provavelmente passará por nova cirurgia.
No final da tarde de sábado, ele deixou o hospital Rio Grande, em Natal, onde estava internado desde a sexta-feira (11).
"Em Brasília ou em São Paulo, após minha transferência, provavelmente passarei por uma nova cirurgia", afirmou Bolsonaro em publicação nas redes sociais.
Bolsonaro declarou que este foi o quadro mais grave desde a facada que recebeu durante a campanha eleitoral de 2018.
No vídeo divulgado na rede social, Bolsonaro também agradece aos profissionais de saúde pelo atendimento "carinhoso" e "atencioso" que recebeu nos dois hospitais pelos quais passou. Ele diz ainda que pretende reagendar a agenda política no Rio Grande do Norte.
Transferência de hospital
Neste sábado, a equipe médica confirmou a transferência do ex-presidente de Natal para Brasília em um avião com UTI aérea.
De acordo com informações do Hospital Rio Grande, a transferência é uma decisão conjunta de Bolsonaro e familiares. Com um cargo no PL, o ex-presidente reside atualmente em Brasília.
Conforme boletim médico, o quadro de saúde de Bolsonaro é "estável" e a distensão abdominal que ele sofreu foi reduzida. O documento diz ainda que o ex-presidente teve uma "noite tranquila" de sexta para sábado e apresenta "excelente estado de humor".
Internação no Rio Grande do Norte
Nesta sexta-feira (11), Bolsonaro passou mal em um evento do PL no interior do Rio Grande do Norte. Ele foi atendido e encaminhado, de helicóptero, para o Hospital Rio Grande em Natal, capital do estado, onde está internado.
O boletim inicial, divulgado no início da tarde de sexta, apontou que político apresentava um 'quadro de distensão abdominal e dor'. O documento indicava a necessidade de realização de exames de imagem com contraste e dizia que o quadro de saúde era estável.
"Ontem [sexta], fui socorrido de emergência no Hospital de Santa Cruz (RN). Há uma possibilidade muito grande de eu ser deslocado para Brasília, para continuarmos o tratamento e com a possível intervenção cirúrgica", afirma o ex-presidente no vídeo.
O ex-presidente Jair Bolsonaro divulgou vídeo neste sábado em que fala sobre seu estado de saúde
Reprodução/X
Na mesma data, o perfil de Bolsonaro na rede X já havia publicado uma foto do ex-presidente no leito hospitalar. Na legenda da imagem, ele afirmou que teve complicações intestinais, como "consequência das múltiplas cirurgias que precisei realizar após o atentado sofrido em 2018".
Bolsonaro se referiu à facada que levou durante ato de campanha em 2018, na cidade de Juiz de Fora (MG). Nessa publicação de sexta, o ex-presidente mencionou que, até aquele momento, uma cirurgia não era necessária.
Videochamada com ex-presidente do Paraguai
Os ex-presidentes do Brasil Jair Bolsonaro e do Paraguai Mario Abdo Benítez durante chamada de vídeo
Reprodução/X
Mais cedo neste sábado, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, publicou uma imagem de uma videochamada que realizou com o ex-presidente Jair Bolsonaro e com Mario Abdo Benítez, ex-presidente do Paraguai.
A publicação foi repostada por Jair Bolsonaro. No print, o ex-presidente do Brasil aparece deitado em um leito hospitalar, conectado a aparelhos. O filho Eduardo e o aliado Mário Benítez estão sorrindo.
"Agradeço ao eterno presidente do Paraguai Marito Abdo por ter conversado com meu pai para saber como andava sua recuperação. Na oportunidade, Jair Bolsonaro falou: 'Volveremos'", diz a publicação do deputado licenciado.
Eduardo Bolsonaro se licenciou do mandato na Câmara para morar nos Estados Unidos, reclamando da atuação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).