Bolsonaro será transferido em UTI aérea para Brasília
12/04/2025
(Foto: Reprodução) Ex-presidente passou mal na sexta-feira (11), durante evento do PL no interior do Rio Grande do Norte, e ficou internado em hospital de Natal. Diretor de hospital lê boletim médico do ex-presidente Jair Bolsonaro em Natal
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será transferido de Natal para Brasília em um avião com UTI aérea, segundo confirmaram os médicos responsáveis pelo atendimento a ele no Hospital Rio Grande, em Natal, onde está internado desde a tarde de sexta-feira (11).
Segundo o boletim médico divulgado no início da tarde deste sábado (11), a transferência vai acontecer por decisão de Bolsonaro, em conjunto com a família e do seu médico pessoal, para manter proximidade com familiares. Veja o boletim completo mais abaixo, nesta reportagem.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Ainda de acordo com os médicos, o quadro de distensão abdominal foi amenizado e o ex-presidente tem uma situação estável. Segundo o bolerim, ele teve uma boa noite, com mais de 8 horas de sono, porém ainda não tem previsão de alta.
Médicos atualizam estado de saúde de Jair Bolsonaro, internado em Natal, neste sábado (12)
Pedro Trindade/Inter TV Cabugi
O médico Cláudio Birolini, que acompanha o ex-presidente em São Paulo e chegou a Natal na madrugada deste sábado (12), disse que o problema de saúde do presidente tem relação com a facada que ele sofreu durante um atentado em 2018 e as cirurgias realizadas posteriormente.
"Ficou claro que é um quadro de suboclusão intestinal, que respondeu positivamente às medidas terapeuticas adotadas. No momento, nós descartamos a necessidade de uma intervenção cirurgica de emergência, no entanto o quadro que desencadeou tudo isso persiste, portanto ele deve ser avaliado periodicamente para reavaliação das condutas", afirmou.
Segundo diretor do Hospital Rio Grande, o médico Luiz Roberto Fonseca, o avião que será usado é do plano de saúde Unimed.
LEIA TAMBÉM:
NO HOSPITAL: Bolsonaro fala em deslocamento para Brasília e 'possível intervenção cirúrgica'
DE HELICÓPTERO: Bolsonaro deu entrada em hospital com dor abdominal intensa e foi transferido para Natal
Jair Bolsonaro é hospitalizado com dores abdominais
Jornal Nacional/ Reprodução
Veja o boletim
Boletim Médico – Hospital Rio Grande
Natal/RN, 12 de abril de 2025 – 11h00
O Hospital Rio Grande informa que o paciente Jair Messias Bolsonaro, ex-Presidente da República Federativa do Brasil, permanece internado sob os cuidados de nossa equipe multidisciplinar, evoluindo de forma estável nas últimas 24 horas.
O paciente teve uma noite tranquila, com mais de oito horas de sono, apresentando estabilidade hemodinâmica, sem necessidade de suporte com aminas vasoativas, em oxigenoterapia espontânea em ar ambiente, confortável e com bom padrão respiratório.
Segue em hidratação venosa por meio de cateter central, em uso de nutrição parenteral, manutenção da antibioticoterapia previamente instituída, com sonda nasogástrica aberta e uso regular das demais medicações prescritas.
Apresenta excelente estado de humor, redução do quadro de distensão abdominal e permanece sem necessidade de analgesia. Todos os sinais vitais e exames complementares mantêm-se dentro da normalidade, sem intercorrências clínicas até o presente momento.
Por decisão pessoal do senhor ex-Presidente, em conjunto com sua família, e visando dar continuidade ao tratamento com o suporte e proximidade de seus entes queridos, está programada para o decorrer do dia de hoje sua transferência para a cidade de Brasília/DF.
O paciente permanece sob acompanhamento e assistência integral da equipe médica e multiprofissional desta instituição.
Transferência deve ocorrer à tarde
A informação sobre a transferência já tinha sido divulgada pelo senador Rogério Marinho mais cedo. Segundo ele, a transferência deve ocorrer na tarde deste sábado (12).
"Um avião deve estar chegando nas próximas horas, a partir de 13h30, ou 14h. Esse avião é uma UTI móvel que deverá levá-lo até Brasília", afirmou Rogério Marinho.
"Nesses últimos anos ele tem esse episódio é um pouco mais exuberando que os anteriores. É muito comum acaba revertendo em medidas clínicas.
Rogério Marinho chegou ao hospital Rio Grande, onde o ex-presidente passou a noite internado, por volta das 8h e conversou com a imprensa por volta das 10h35.
"O presidente está bem, lúcido, estável, está tranquilo, estabilizado. A equipe médica que o acompanha também muito segura do quadro do presidente. Chegou na madrugada o médico da equipe que o acompanha já há algum tempo e eles entenderam que há necessidade de deslocá-lo para Brasília", disse o senador.
Ainda segundo Rogério, em Brasília, o ex-presidente será internado no hospital DF Star. "Lá se tomará a decisão de qual será o procedimento a seguir. Esse quadro é um quadro que ele já tem desde 2018. Acho que já são quatro operações que ele fez, decorrentes das consequências desse atentado à vida dele em 2018. E os médicos vão avaliar se há necessidade de fazer alguma intervenção", declarou.
Rogério Marinho conversa com imprensa em frente ao Hospital Rio Grande em Natal, onde Jair Bolsonaro está internado
Pedro Trindade/Inter TV Cabugi
No último boletim médico divulgado no fim da tarde de sexta-feira (11), os médicos disseram que o ex-presidente estava se alimentando por sonda e iria continuar internado em Natal, por decisão da família e dos médicos que o assistem em Brasília e em São Paulo.
Um médico que acompanha a saúde do ex-presidente viajou de São Paulo a Natal e chegou na madrugada deste sábado (12) ao hospital onde ele está internado para examiná-lo, segundo o senador Rogério Marinho (PL).
Bolsonaro foi internado após passar mal nesta sexta durante um evento do Partido Liberal (PL) no Rio Grande do Norte. Os médicos decidiram, junto com a família do ex-presidente, mantê-lo internado em Natal, mesmo ele tendo condições de ser transferido.
Bolsonaro relatou fortes dores abdominais na cidade de Tangará, a 98 km de Natal, e foi levado de carro para atendimento no Hospital Municipal Aluízio Bezerra, na cidade vizinha, Santa Cruz, onde foi estabilizado. Em seguida, foi transferido de helicóptero para Natal.
Bolsonaro publicou nas redes sociais uma foto em que aparece internado no Hospital Rio Grande. Segundo ele, os médicos diagnosticaram uma complicação no intestino delgado como causa do mal-estar.
Bolsonaro chega de ambulância a hospital de Natal
Boletim inicial apontou 'quadro de distensão abdominal e dor'
De acordo com o primeiro boletim, divulgado no início da tarde de sexta (11), Bolsonaro apresentou "quadro de distensão abdominal e dor". Ainda de acordo com a nota, Bolsonaro estava com parâmetros vitais estáveis recebendo hidratação e profilaxia antibacteriana.
O primeiro boletim havia apontado necessidade de realizar exames de imagem com contraste para melhor avaliação do quadro clínico, além de indicar que o quadro de saúde era estável.
O diretor confirmou que um andar inteiro do hospital foi reservado para o ex-presidente, por segurança. "A prerrogativa do cargo impõe esse tipo de medida sem nenhum prejuízo ao funcionamento do hospital", disse.
Bolsonaro chega de ambulância a hospital de Natal
Inter TV Cabugi/Reprodução
Bolsonaro é internado às pressas no Rio Grande do Norte
Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN